sábado, 11 de setembro de 2010

Xô espinhas...





Sabemos como é ruim sofrer desse mal, principalmente pra quem tem pele oleosa e está entrando na puberdade, é um tormento inevitável... Felizmente nem todas nós temos essa vilã em nossas vidas, mas, para quem não teve a sorte de permanecer com a pele de bebê, nesse post eu vou explicar pra vocês o que é a acne e dar algumas dicas pra ajudar a prevenir o aparecimento delas.
A acne (ou espinha) é uma infecção da pele que atinge a unidade polissebacea que se caracterizam pela presença de cravos pretos, cravos brancos, espinhas, e nas formas mais graves, por cistos, abscessos e cicatrizes em graus variáveis.




Não existe uma causa básica conhecida, e sim uma série de fatores que podem levar a acne, como por exemplo:




- aumento da secreção sebácea.
- hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebaceo.
-alteração da flora bacteriana da pele.
- reação inflamatória local.                                         
- influencia hormonal.
- tensão emocional (stress).
- uso de cosméticos inadequados.

Algumas dicas para evitar:
Você deve prestar muita atenção no tipo de maquiagem que usa e a sua composição,
Deve lavar o rosto sempre que possível,
Preferir usar géis à cremes gordurosos ou pomadas,
JAMAIS esprema as espinhas, isso só vai fazer com que elas aumentem ainda mais, além de deixar aquela cicatriz horrível.
Ter uma boa alimentação também ajuda muito
Evite tomar banhos muito quentes, pois a água “pelando” retira a oleosidade natural da pele e estimula as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais óleo,
Use sabonetes específicos para seu tipo de pele, oleosa ou acneica
Aah, para quem não sabia o corte de cabelo também influencia, cabelos compridos ou com franjas podem favorecer a passagem da oleosidade dos cabelos para o rosto. 

Para tratar as espinhas é mais recomendável procurar um médico dermatologista para saber qual é o grau da sua acne, seu tipo de pele, entre outras coisas... Pois existe um tratamento para cada paciente. Seu médico irá passar o medicamento adequado para você.





Pesquisei alguns métodos caseiros que podem ajudar um pouco vocês... Aqui vai:





·          Aplique uma máscara preparada com meia xícara de suco de limão e meia xícara de açúcar. Passe no rosto e deixe repousar por dez minutos, removendo-a com água morna. Não se exponha ao sol antes de lavar muito bem toda a área que entrou em contato com o limão porque senão poderá sofrer queimaduras graves.





·          Outra opção é fazer uma máscara com argila pura. Este produto natural faz maravilhas contra a acne ao descongestionar a área afetada. Aplique e deixe por três ou quatro minutos, retire-a com água morna.





·          Aplique no rosto toda a seguinte mistura: uma xícara de aveia com mel suficiente para obter um purê. Esta preparação terá efeito nutritivo e aumentará a resistência da pele contra a acne





·          Faça uma máscara de mandioca. Cozinhe uma mandioca de tamanho médio e prepare um purê, acrescente suco de um limão e água. Aplique e deixe repousar 15 minutos, depois lave com água morna. 

Bom, espero ter ajudado um pouco...  Beijo pra todooos :** 





Luanna Serpa

Um comentário:

  1. Opa, passei pra conhecer o blog... vcs estão indo mto bem! hehe vou ficar antenada para ver as novidades ;) - Tina-

    ResponderExcluir