terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bronzeado Saudável!



O verão tá chegando, e todas nós queremos mais é correr pro sol e pegar aquele bronzeado! Mas, cuidado! Os danos dos raios solares podem durar muito mais que as marquinhas de biquíni...
Nesse post irei mostrar o que significa algumas siglas que todas nós devíamos saber.

  •  O que são raios UVA e UVB?  Os dois principais raios solares que nos afetam são os ultravioleta A e B, mais conhecidos como UVA e UVB. Os raios UVA têm sua intensidade constante durante o ano todo, e sua incidência não varia muito ao longo do dia. Esse raio atinge uma camada mais profunda da pele, a derme, e é o principal responsável pelo fotoenvelhecimento, porque destrói a elastina da pele, componente responsável pela elasticidade. Por isso que, mesmo durante os meses mais frios do ano, é indispensável aplicar o protetor solar nas regiões expostas do corpo. Muitas vezes pensamos que (por estar frio e por não ficarmos bronzeadas) o sol não está agindo em nosso corpo. Mas, na verdade, estamos absorvendo os raios UVA o tempo todo! Já os raios UVB são os responsáveis pelo bronzeado, pois atingem a camada mais superficial da pele, a epiderme. Sua incidência é vem maior no verão e, principalmente entre as 10 e as 16 horas. Como são os raios UVB que ''queimam'' a pele, eles também são os responsáveis pelas manchas e rugas, e por modificarem o DNA das células cutâneas, o que pode provocar câncer de pele.

  • O que significa a sigla FPS? Nas embalagens dos filtros solares encontramos essa sigla, que significa Fator de Proteção Solar. Ela serve para medir a efetividade do produto, dizendo a quantidade de tempo que uma pessoa pode ficar sob o sol sem se queimar, ou sem ser atingida pelos raios UVB. Não entendeu? Se liga no exemplo: se você começa a ficar vermelha logo depois de 10 minutos sob o sol, sem proteção nenhuma, ao usar um produto com o FPS 30, poderá ficar 30 vezes mais exposta ao sol antes de ''começar a queimar''. Na prática, alguns outros fatores (como água e suor) podem diminuir essa quantidade de tempo. Portanto, ao suar muito ou nadar, é preciso reaplicar o protetor solar. E se a quantidade aplicada for insuficiente, sua eficácia poderá ser menor.

  • O que é PPD? O FPS protege a pele apenas dos raios UVB, Para proteger dos raios UVA, o filtro solar deve conter PPD (Persistent Pigment Darkening). Para ser considerado um bom protetor solar, o produto devertá proteger tanto de raios UVB (FPS) quanto de raios UVA (PPD), e o PPD deverá ser, no mínimo, um terço do FPS. Portanto, se um protetor solar tem FPS 30, devertá ter, pelo menos, um PPD de 10. 

  • Autobronzeadores: Não há uma maneira de tomar sol sem agredir a pele. Porém, isso não quer dizer que você nunca mais deva sair à luz do dia! Se você faz mesmo questão de ''pegar uma cor'', prefira fazer isso nos horários em que a incidência de raios UVB é menor: até as 10:30, ou após as 15:30. Uma alternativa para ficar bronzeada sem se expor aos raios solares são os autobronzeadores. Eles agem na camada córnea da pele, tingindo-a, e , por isso, não causam nenhum malefício à saúde.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário